quarta-feira, 20 de julho de 2011

Carta ao Público

Querido público de Santa Catarina,

A Circulação do Projeto Julieta nesta primeira etapa, por meio do Projeto EnCena Catarina realizado pelo SESC - SC, tem me dado muito orgulho e satisfação, mais ainda pelo carinho recebido, seja pela plateia
ao qual fico sabendo por contato com a atriz Gilca Rigotti e com o assistente de direção do espetáculo Alexandre Gandolfi, e também por emails e comentários no blog.

Como autor e diretor do Espetáculo fico a disposição em enviar o texto integral do espetáculo, desde que sua utilização conste os créditos do autor, mas isso por uma questão de dar vida longa a este projeto e futuros (quem sabe com a mesma atriz).

Ao SESC, parabenizo pela iniciativa do projeto que tem feito o intercâmbio de grupos e artistas de várias localidades para outras localidades do estado, podendo assim garantir o consumo artístico do que se faz aqui, e, dessa forma nos estimulando e valorizando.

Neste ano de 2011 nosso espetáculo faz dois anos, contando, evidentemente, com o início, o embrião do processo, que se realizou por meio de uma leitura dramática numa localidade chamada Pomar das Artes, em Florianópolis, que infelizmente já não existe mais.

Um espetáculo, no entanto, é uma parte de um Projeto inteiro, e agora falo como produtor, onde artistas se adaptam ao percurso, muitas vezes pedregoso, e outras vezes saboroso, como neste momento atual. Durante este percurso tivemos a primeira estreia em 2009, Teatro Armação, quando o coração realmente pula, e eu, como sou diretor emotivo, tive a oportunidade de chorar bastante de emoção. Foi a primeira conquista. A estreia sempre é.

Mesmo assim, para a estreia de 2009 contamos com a presença de um Romeu-morto em cena, e para tanto tivemos a colaboração de Márcio Markendorf e do ator Leon de Paula, que assumiu os palcos no Teatro Armação. Atores que sempre estarão em nossa história e corações.

A partir de então, iniciamos um novo processo criativo, com a retirada do personagem Romeu, para que a Personagem Julieta estivesse (tanto quanto a atriz) realmente solitária em seu drama. Esta nova estreia aconteceu em 2010 no Espaço Sol da Terra, Lagoa da Conceição.

Daí em diante a surpresa de podermos participar do Verão Cultural promovido pela Secretaria de Cultura do Município de Florianópolis e em seguida, por impossibilidade minha em participar do Festival FRINGE de teatro, passamos por mais um período de readequação, em que surgiu a necessidade de um assistente técnico e de direção competente, que pudesse acompanhar a nossa solitária Gilca Rigotti. Digo solitária, pelo monólogo em questão. A partir de então, contamos com mais um membro em nossa equipe, e, nesta adequação o meu total apoio e confiança no trabalho de ambos.

Esta readequação não me impediu de estar presente, pelo contrário, foi mais um passo qualitativo dentro do processo.

Por não estar presente, como tanto gostaria, junto a todos nesta bela circulação, inicio aqui minha comunicação e fico a disposição de todos em dialogar por aqui ou email christiano.scheiner@gmail.com.

Carinhosamente,

Christiano Scheiner
Autor e Diretor
Pequeno Monólogo de Julieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário