segunda-feira, 29 de junho de 2009

Para onde ir?

E de início há um leque de possibilidades, embora em cena tenhamos os atores e apenas alguns objetos: o punhal (evidentemente), a aliança de Romeu e um frasco de veneno caído - talvez morto.

O Romeu é corpo, nunca objeto. O Romeu.

Deus e Romeu estão em todos os lugares?

O primeiro processo de criação vem de uma riqueza de estratégias e de possibilidades incríveis, abertas apenas no jogo com essa matriz inicial. Dialogar em um monólogo é o que há de mais difícil.

Encaminho certas ações nas quais a atriz corresponde e dialoga: cria em cena.

A cada parágrafo encaminhamos novas ações e nossas triangulações possíveis. Criamos o texto num jogo de metáforas e ressignificações do corpo-Romeu e dos objetos em cena além, é claro, do espaço ao redor: mausoléu.

Faz frio? Está quente? O ar é abafado ou surge vez ou outra uma raspa de vento?

Fala pra si mesma também.

Em um segundo processo a atriz está entregue, pois tem o texto e o domínio da cena. Mais que isso, o domíno do tempo.

É no domínio do tempo que o processo de criação da atriz inicia-se em busca da explosão de sua energia potencial. Ou: como é mesmo aquele termo da Física? Eu não sei. Dirijo. Dirijo a explosão dela e dele, que por vezes chora.

A respiração deles cria um diálogo. O ouvido dele cria um diálogo. É ator e atriz. São dois personagens não gratuitos e dispostos: eles me cercam.

As possibilidades de cena começam a chega no ponto inevitável do jogo: é o jogo do diretor e da cena. Quando as significações e ressignificações possíveis se limitam, entra o jogo no qual o diretor deve despir-se também: montar, remontar, criar, recriar sobre o que já foi feito: deletar e refazer. Refazer agora, lá, em outro momento. Isso que era aqui e agora será lá. E isso que era lá, ainda serve?

Terceiro momento: uma larga rua, mas apenas uma. É essa mesma?

Não sei, não sei. Talvez fosse preciso voltar tudo de novo.
Não sei. Não sei.
O diretor esbarra num jogo cúbico e dificultoso.
O diretor teme.
O diretor ou encenador ou autor está com frio.

Um comentário: