terça-feira, 28 de abril de 2009

Grupo Círculo

Histórico

Em 1999 o autor teatral Christiano Scheiner reuniu um grupo de artistas para montagem de três obras suas no espetáculo “A Fome em Três Atos”, nos quais fizeram parte os textos A Caçada, O Açougueiro e Pequeno Monólogo de Julieta. Com estréia em 2000 o espetáculo ganhou força e forma técnica, tanto quanto os artistas envolvidos. Durante o ano de apresentação em festivais catarinenses e teatros de Florianópolis, o espetáculo recebeu boa crítica e público, incluindo uma carta datilografada do Crítico Teatral Fernando Peixoto fazendo um comentário positivo a respeito dos textos encenados.

O Grupo Círculo não é um grupo fechado e não se tornou um grupo teatral formalizado, portanto, é um Grupo de Projetos.

Em 2009, após uma positiva crítica da leitura dramática feita pela atriz Gilca Rigotti do texto Pequeno Monólogo de Julieta no Espaço Cultural Pomar das Artes, o Grupo Círculo se forma novamente.
O pequeno Monólogo de Julieta surge, portanto, da reunião de artistas e intelectuais experientes dispostos a levar a público a encenação de um texto atual, tendo por base o amor entre Julieta e Romeu.
O Pequeno Monólogo de Julieta estreou no Teatro Armação em Setembro de 2009 com 06 apresentações, numa montagem com os atores Leon de Paula, no papel do Romeu-morto, e Gilca Rigotti como Julieta. A Ambientação Sonora ficou por conta da musicista Hedra Rockenbach criando originalmente um diálogo em cena com a atriz.

Em 2010 o espetáculo reestreia apenas com a atriz Gilca Rigotti no papel de Julieta, por uma estética focada na ampliação do estado de solidão da personagem, no Espaço Cultural Sol da Terra, com 03 apresentações. Em agosto do mesmo ano é convidado a apresentar no SESC - Prainha, com 02 apresentações.

Ainda em 2010 o Grupo Círculo dá início, paralelamente, a sua terceira montagem, o espetáculo Quatro, de Marlio Silveira da Silva, dramaturgo catarinense que atualmente mora em Amsterdã, tendo feito parte do Grupo A de Teatro, pelo qual a maioria de seus textos teatrais foram montados em Santa Catarina.

O Grupo Círculo tem por característica, além de reunir artistas para o desenvolvimento de projetos em comum, interesse na dramaturgia de autores catarinenses, contribuindo com a difusão dos mesmos.


Um comentário:

  1. Chris! Manda pra mim a crítica que o Fernando Peixoto escreveu! Eu não lembrava mais! Beijo e até sexta! Merda!

    ResponderExcluir